Hemorroidas

As hemorroidas são veias normais da região anal. Quando causam sintomas são denominadas de doença hemorroidária. Esses sintomas incluem inchaço e/ou aumento de volume na região, dor, sangramento, secreção e prurido anal.

A doença hemorroidária pode ser classificada em interna e externa. Essa definição é anatômica considerando uma linha que há dentro do canal anal (linha pectinea). Acima dela é interna e abaixo é externa.

As causas geralmente estão relacionadas com o aumento da pressão dentro das veias do ânus e são associadas a fatores como: prisão de ventre, uso excessivo de laxativos, longos períodos sentado no vaso sanitário, gravidez, obesidade, sedentarismo, dieta alimentar pobre em fibras e líquidos, além de rotinas profissionais ou esportivas que aumentam a pressão nas veias. Um fator importante que também é levado em consideração é a hereditariedade.

Sintomas

Normalmente os sintomas são notados durante a defecação. O prolapso algumas vezes é redutível. Porém em outras, há necessidade de redução digital.

Quando há sangramento é possível observá-lo nas fezes, no vaso, na roupa íntima ou no papel higiênico. O sangue pode variar de intensidade, mas geralmente é vermelho vivo.

Durante a gravidez as mulheres desenvolvem os sintomas com mais frequência ao final da gestação e, normalmente, acabam melhorando após o parto.

Tratamento

Os tratamentos variam de acordo com o grau e localização da hemorroida podendo incluir o uso de medicamentos, bem como procedimentos ambulatoriais (ligadura elástica) e até mesmo a cirurgia.

Recomendações

– Evitar o uso de papel higiênico. O ideal é fazer a higiene com água, sabonete e secar com toalha;
– Aumentar ingesta de líquidos e fibras; e, evitar alimentos condimentados;
– Não retardar a necessidade de evacuar e não permanecer sentado no vaso mais tempo que o necessário
– Fazer banho de assento apenas com água morna que ajuda a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.