Nervosa, aguda ou crônica: conheça os sintomas e causas da gastrite

Nervosa, aguda ou crônica: conheça os sintomas e causas da gastrite

Desconforto na parte superior do abdômen. Muitas doenças e distúrbios podem causar estes sintomas. Uma das causas pode ser a gastrite.

Costumamos chamar de gastrite toda e qualquer forma de desconforto na parte superior do abdômen. Mas, na verdade, isso não é bem assim. Várias outras doenças e alguns distúrbios alimentares também provocam estes sintomas.
A visita ao médico é importante para diagnosticar as causas e tratá-las de forma adequada. Sem um tratamento correto, pode evoluir para uma úlcera gástrica ou até um câncer no estômago. Mas a gastrite não é um bicho de sete cabeças e pode ser tratada em um tempo relativamente curto.
Os sintomas da gastrite podem vir como “dores no estômago”, vômitos e falta de apetite. Mas, afinal, o que é a gastrite?
A gastrite é uma condição na qual o revestimento interno do estômago – conhecido como mucosa – está inflamado. A mucosa contém células especiais que produzem várias substâncias, entre elas o ácido clorídrico e o muco, que protege o próprio estômago.
A gastrite pode ser “nervosa”, aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. O stress prolongado é a principal causa da “gastrite nervosa”. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.
A gastrite erosiva é um tipo de gastrite em que, muitas vezes, não há inflamação significativa, mas uma lesão superficial do revestimento do estômago.  Esse tipo de gastrite pode estar associado a sangramento ou úlceras.
O que causa gastrite?
A principal causa da gastrite é uma bactéria chamada Helicobacter Pylori, que pode permanecer no estômago, sem causar sintomas, por muitos anos.
O termo gastrite refere-se, especificamente,  à inflamação do revestimento do estômago. Pessoas que têm gastrite podem sentir dor ou desconforto no abdômen superior, mas algumas não têm qualquer sintoma, por muitos anos.
Como ocorre a contaminação?
A contaminação ocorre pela boca, geralmente na infância, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida.
A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus ou na água contaminada e, ao serem ingeridas, colonizam o estômago. A gastrite é, geralmente, curada com a erradicação da bactéria com antibióticos específicos, com a supervisão do médico gastroenterologista.
O uso de alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteróides (AINE), pode causar lesões – erosões ou úlceras na mucosa gástrica, sendo este evento mais comum em pacientes idosos.
Isso acontece porque este tipo de medicamento fragiliza a mucosa do estômago, proporcionando a lesão. As lesões superficiais causadas pelo uso deste tipo de medicamento desaparecem com a sua interrupção.
Como é diagnosticada a gastrite?
O exame mais importante para o diagnóstico de gastrite é a endoscopia, com uma biópsia do estômago. O endoscópio é utilizado para examinar o revestimento do esôfago, estômago e primeira porção do intestino delgado, chamada duodeno.
O principal método de diagnóstico da infecção pelo H. Pylori é o exame das biópsias pelo médico patologista.
Outros métodos existem, como o teste respiratório, pouco disponível.
Para a identificação e o correto tratamento da doença, é de grande importância a visita a um médico especialista em Gastroenterologia.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.