Exames e Procedimentos

Home / Exames e Procedimentos

Endoscopia Digestiva Alta

A Endoscopia Digetiva Alta, como o nome diz, é o exame da parte superior do tubo digestivo, ou seja, esôfago, estômago e duodeno. É realizado utilizando-se um tubo fino e flexível, que contém uma microcâmera em sua extremidade que permite a visualização e gravação de imagens coloridas do interior desses órgãos. Permite, ainda, a realização de procedimentos como biópsias, injeção de substâncias com diversas finalidades, cauterizações, retirada de corpos estranhos e de pequenos tumores, ou pólipos. Isto é feito com o auxílio de pequenos instrumentos que são introduzidos através de canais existentes nesses tubos.

Ecoendoscopia

A Ecoendoscopia é um exame que combina imagens da endoscopia digestiva com ultrassom de alta resolução. O exame é realizado com um tubo flexível que possui em sua extremidade uma câmera e uma pequena sonda (transdutor), que possibilita a realização de ultrassom no interior do tubo digestivo, permitindo assim avaliar as paredes do esôfago, estômago, duodeno e reto e também avaliar estruturas adjacentes ao trato digestivo como pulmões, fígado, vesícula biliar, pâncreas e gânglios linfáticos.

Ademais, com a ecoendoscopia é possível obter amostras de tecido utilizando-se agulhas de fino calibre.

Colonoscopia

A Colonoscopia é o exame do cólon, ou intestino grosso, iniciando-se pelo reto e indo até o íleo terminal, que é a última parte do intestino delgado. O instrumento utilizado é um tubo semelhante ao utilizado na endoscopia digestiva alta, porém de calibre e comprimento um pouco maiores. Da mesma forma que na endoscopia alta, procedimentos podem ser realizados, como biópsias, cauterizações e retirada de pequenos tumores.

Retossigmoidoscopia

A Retossigmoidoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior da parte final do intestino grosso (reto e sigmóide). O instrumento utilizado é o mesmo da colonoscopia,e que oferece os mesmos recursos. Esse exame é feito, habitualmente, sem sedação.

Clique nos links para fazer o download:

Ligadura Elástica de Hemorroidas

A ligadura elástica de hemorroidas é um tratamento realizado em regime ambulatorial (na clínica), para procurar eliminar as hemorroidas internas sem o recurso da cirurgia. É o método mais utilizado para o tratamento das hemorroidas internas sintomáticas (sangramento anal, prolapso pelo ânus e dor/desconforto anorretal).

Polipectomia

Uma Polipectomia Endoscópica é procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, realizado através de um endoscópio, que permite remover a quase totalidade dos pólipos encontrados nesses segmentos do tubo digestivo.

Os pólipos são muito comuns e são identificados em mais de 30% da população adulta. Pólipos são lesões benignas, porém, tem potencial para crescer e se transformar em câncer. Felizmente, através dos exames de Endoscopia Digestiva e de Colonoscopia é possível não só diagnosticar como também remover esses pólipos de forma completa e segura, impedindo-os de se transformarem em câncer.

Doppler Arterial e Venoso de Membro Inferior

O Doppler é um importante recurso da ultrassonografia que se destina principalmente ao estudo da circulação sanguínea nos principais vasos sanguíneos e nos diversos órgãos do corpo humano. A análise da circulação sanguínea traz importantes informações sobre o funcionamento do órgão, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças.

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. O procedimento é realizado através de um transdutor que transmite ondas sonoras até a área a ser examinada. Esta área ‘reflete’ as ondas, transformando os sinais em imagens bidimensionais. O ultrassom é um exame não invasivo, indolor e sem radiação e, praticamente, não oferece nenhum desconforto ao paciente.