Obesidade e doenças do trato digestivo

A obesidade é um problema mundial, que preocupa médicos e autoridades de saúde, pois pode desencadear uma série de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão. Também está associada a algumas doenças do aparelho digestivo:

1. Refluxo
    É quando o conteúdo gástrico, geralmente ácido, volta ao esôfago, dando a sensação de azia e queimação, além de dor no peito e regurgitação. Em casos mais graves, pode evoluir para esofagite erosiva e câncer de esôfago.
  2. Cálculos biliares
    O aparecimento de cálculos é mais comum em pessoas com excesso de peso e do sexo feminino. Eles surgem quando há um desequilíbrio metabólico na bile e cálculos (pedras) se acumulam na vias biliares, principalmente na vesícula.
  3. Pancreatite
    É uma inflamação crônica no pâncreas causada quando as enzimas ali produzidas se tornam ativas antes de chegar ao intestino delgado, irritando as paredes e tecidos do órgão. Além da dor na parte superior do abdômen, causa febre, náuseas e vômito.
  4. Hérnia
    O excesso de peso corporal pode estar associado ao enfraquecimento da parede abdominal, favorecendo o aparecimento de hérnias, que se manifestam geralmente como abaulamentos em alguns pontos do abdômen, especialmente regiões inguinais e umbigo.
  5. Esteatose hepática
    A obesidade também aparece entre as principais causas da esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. Se não tratada adequadamente, a doença pode evoluir para cirrose hepática.

O controle do peso não tem motivação puramente estética, e está relacionado à saúde e qualidade de vida do paciente. Se cuide!