Helicobacter pylori (H. pylori): Sintomas, diagnóstico e tratamento

Helicobacter pylori (H. pylori): Sintomas, diagnóstico e tratamento

Você, com certeza, já ouviu falar em H. pylori. Mas você sabe o que é e como isso pode afetar sua saúde?

 

A Helicobacter pylori ou H. pylori é uma bactéria que pode ser encontrada no estômago.

Estima-se que metade da população tenha a bactéria, e em países como o Brasil, onde muitas regiões não contam com sistema de saneamento básico, esse número pode chegar a 70% da população adulta infectada. Normalmente são assintomáticas até a fase adulta e muitos convivem com ela por toda a vida.

Além dos sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida do paciente, uma vez que causa dores e vômitos, por exemplo, a infecção pela H. pylori é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico. Além disso, é uma das principais causas da doença gastroduodenal, úlceras gástricas e gastrite. Por isso é fundamental estar atento aos sintomas e tratá-la adequadamente.

SINTOMAS

A bactéria H. pylori se aloja no estômago ou intestino, sob a barreira de muco desses órgãos, favorecendo o aparecimento de inflamações. Com isso, o paciente apresenta sintomas como:

– Dor e queimação abdominal;

– Vômitos;

– Náusea;

– Perda de peso;

– Sangue nas fezes;

COMPLICAÇÕES

Quando não tratada de maneira correta, as infecções pela bactéria H. pylori podem evoluir para doenças mais graves, como:

– Úlcera péptica: quando há lesão na mucosa do estômago e intestino delgado, dando margem a que o ácido produzido no estômago cause feridas na região, as chamadas úlceras.

– Gastrite: as infecções pela H. pylori podem causar inflamações crônicas.

– Câncer no estômago: aliada a outros fatores como histórico familiar e alimentação, a infecção por H. pylori é um fator de risco para o câncer de estômago.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico para detectar o H. pylori pode ser feito, quando disponíveis, através de exame no sangue, nas fezes ou no ar expirado pelo paciente.

Entretanto, a endoscopia ainda é o exame mais eficaz, com a realização de biópsias e o teste de urease.

 

TRATAMENTO

Algumas pessoas vão conviver com a bactéria sem sequer manifestar sintomas. O tratamento é realizado quando a bactéria é identificada em algum desses exames.

TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre através do consumo de alimentos ou água contaminados ou pelo compartilhamento de objetos pessoais (copos, talheres) com pessoas portadoras da bactéria.

Por isso, a melhor forma de prevenir-se contra a infecção pela H. pylori é adotando hábitos como:

– Lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições;

– Comer alimentos cozidos adequadamente;

– Lavar bem os alimentos;

– Tomar água tratada e limpa;

– Evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

 

Agende uma consulta com nossos especialistas!

Clínica Ibed | Brasília-DF
(61) 3032-9200
(61) 3273-9950

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.