Maio Roxo: Campanha de Conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

Em maio, nós da Ibed, aderimos à campanha Maio Roxo, que conscientiza a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, as DIIs, como a reticolite ulcerativa e a Doença de Crohn. A campanha, que acontece em todo o mundo, alerta para a necessidade do diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças.

As DIIs afetam normalmente homens e mulheres a partir dos 30 anos e estão ligadas a fatores hereditários e imunológicos. Apesar de pouco conhecidas pela população, essas enfermidades têm sintomas comuns como dores na região abdominal, diarréia e perda de peso, o que tem impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

As Doenças Inflamatórias Intestinais não têm cura, mas o diagnóstico precoce e tratamento adequado garantem bem estar aos pacientes, que conseguem conviver sem a manifestação de sintomas.

DOENÇA DE CROHN

É uma doença que pode se manifestar em qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, sendo mais comum no final do intestino delgado e do intestino grosso. Entre os principais sintomas estão:

· Sangue nas fezes
· Anemia
· Dor no abdome
· Perda de peso
· Febre

O diagnóstico é realizado através da colonoscopia com biópsia. Outros exames de imagem, clínicos e laboratoriais auxiliam na identificação das alterações típicas. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de cirurgia para tratamento de lesões, ou para retirada de partes do intestino em virtude de oclusão ou perfuração.

RETOCOLITE ULCERATIVA

A doença é causada pela inflamação da mucosa do intestino grosso, causando diarreia crônica com sangue e anemia. A principal diferença para a Doença de Crohn é que não há lesões no intestino delgado.

O diagnóstico é realizado por colonoscopia com biópsias, outros exames clínicos de imagens ou laboratoriais.

O tratamento inclui medicações que controlam a inflamação, mas em situações mais graves, quando ocorre com hemorragias maciças e perfuração intestinal, podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.