Sensação de que a comida está voltando? Pode ser a Doença do Refluxo Gastroesofágico

Conheça essa doença digestiva que causa sintomas desagradáveis e sérias complicações.

Desconforto no estômago e sensação de que a comida está voltando. Já se sentiu assim? Pois é, isso se chama refluxo. E, dependendo do que você come ou bebe, estes sintomas podem piorar, o que leva as pessoas a se automedicarem.
O que é o refluxo?
O refluxo gastroesofágico (RGE) ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o interior do esôfago – um tubo muscular que leva o alimento e líquidos da boca para o estômago.
O RGE também é chamado de refluxo ácido ou regurgitação de ácido porque os sucos digestivos do estômago contém ácido. Às vezes as pessoas com RGE podem sentir o gosto do alimento ou líquido ácido na parte de trás da boca. O ácido refluído do estômago e que toca a parede do esôfago pode, se persistente, causar esofagite, que é a inflamação e a corrosão das paredes do esôfago.
Quais os sintomas?
Azia, queimação no peito e golfada são os sintomas típicos do refluxo, mas existem outros sintomas que geralmente não relacionamos com a doença, como a sensação de queimação na garganta, dor de ouvido, rouquidão, tosse, pigarro, bronquite, asma de repetição, desgaste do esmalte dos dentes e até sinusite.
A azia é uma sensação desconfortável, ardente, no tórax, atrás do esterno ou na parte superior do abdômen.
Se o sintoma principal é a dor no peito, intensa, persistente, procure imediatamente um pronto socorro ou um cardiologista, para certificar-se de que não se trata de problema cardíaco.
O RGE ocasional é comum. As pessoas são capazes de controlar o RGE através de algumas atitudes:
Evitando alguns alimentos e bebidas, como chocolate, café, alimentos gordurosos ou picantes, molhos e bebidas alcoólicas, evitando excessos alimentares, parando de fumar, perdendo peso, se apresentam sobrepeso, evitando deitar-se logo após ter se alimentado.
Como prevenir?
Várias situações podem provocar o refluxo, como obesidade e sobrepeso, mas principalmente o hábito alimentar. O consumo de alimentos gordurosos, doces, chocolate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, é fator de risco.
A melhor forma de evitar o refluxo é ter hábitos alimentares saudáveis e postura adequada.
Se os sintomas persistirem por mais de uma semana, convém consultar um médico gastroenterologista.